5 de jan. de 2010

Sério [2]

E a Record hoje tem vários produtos de ótima qualidade, mas é acometida por um mal inexplicável: Olha a grade dessa emissora! Não precisa ser um grande especialista em TV - como eu - pra perceber erros grotescos que eles cometem, jogando um potencial gigantesco pro alto.


Hoje mesmo, de manhã no "Hoje em Dia", horas e horas foram gastas com a já GASTA passarela. Algo cansativo e até constrangedor, salvo os minutos protagonizados pela Gianne Albertonni, que até divertiram. O mesmo acontece com a Fazenda. Vão inundar nossa tela com o programa, desgastá-lo ao máximo até chegar a pontos críticos de termos uma edição cortada pela metade. E não precisa ser nenhum profeta pra cantar essa bola, já que pelo caminho tomado esse fim é bem provável.

E mais uma vez, basta ler sites sobre tv e manter-se informado, sem grandes esforços ou estudos, para saber dois princípios básicos da televisão:

1 - Dezembro é mês de especial de natal e nada mais. O número de aparelhos de tv ligados nessa época do ano por causa justamente das festas cai drasticamente e não tem produção boa que aguente. E isso a gente já tinha dito faz tempo, não adianta querer desgastar o BBB. Duas edições próximas acabou por desgastar a própria Fazenda e interesse menos do público aliado a um share baixo resulta em audiência insatisfatória.

2 - Nove da noite é o horário sagrado da Rede Globo de televisão e todas as outras emissoras precisam comer muito feijão pra derrubar essa barreira. Novela das oito é um mito da tv, e eu conheço muita gente que odeia a novela, mas deixa a tv na globo só por costume. Só porque é algo que se comenta na rua. 9 da noite para as outras emissoras é horário alternativo, hora de investir em formatos interessantes, ou até enlatados de qualidade, mas tudo com baixo orçamento porque nem sempre a audiência corresponde à produções milionárias. O negócio é investir em novidades para pescar o público que foge da novela e sem esperar grandiosos retornos em audiência. Novelas e um reality grandioso como "A Fazenda" nesse horário, e perda de audiência, mesmo com um programa cheio de potencial. É só olhar: As novelas da Record que deram certo nesse horário, já faziam sucesso em outra faixa ("Mutantes" originalmente as 22h; "Bicho do Mato" originalmente as 20h). Os reality shows da emissora que deram certo como "Simple Life", "O Aprendiz", "Ídolos", foram o ar após as 22h. E a Record com esses dados todos na cara, sem enxergar.

E se uma nova edição vier mesmo em maio e elenco, horário e postura do apresentador não forem avaliados, é pedir uma queda maior ainda de audiência. E não digam que não avisamos.

Artigos Relacionados

1 comentários:

Unknown disse...

Não tiro uma vírgula desse post. É exatamente isso. Só queria saber, vcs acham que o Britto ainda não está 100%, ou sei lá, perdeu o "ponto certo" pra apresentar o programa! Bjos, abraços e bom fds!

8 de janeiro de 2010 às 21:35